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domingo, 6 de junho de 2010

Déficit de aprendizagem na adolescência está ligado a novo receptor cerebral

Aumento deste receptor reduz a excitabilidade cerebral e prejudica a aprendizagem espacial no período pós-puberdade


A líder do estudo, Sheryl Smith, do Centro Médico SUNY Downstate
Foto: Ernest Cuni/Centro Médico SUNY Downstate

A líder do estudo, Sheryl Smith, do Centro Médico SUNY Downstate

Um trabalho recente publicado na revista "Science" por um professor de fisiologia e farmacologia da SUNY Downstate Medical Center revelou que um novo receptor cerebral, o A4bd (quatro alfa-beta-delta) GABA-A, surge durante a puberdade no hipocampo. Antes da puberdade, a expressão destes receptores é baixa e o nível de aprendizagem é ideal. Os resultados do estudo mostraram que o aumento deste receptor reduz a excitabilidade cerebral e prejudica a aprendizagem espacial.

A líder do estudo, Sheryl Smith explicou que este déficit de aprendizado pode ser revertido por um esteroide que diminui os efeitos nocivos dos receptores A4bd, facilitando assim o conhecimento.

"Estes resultados sugerem que os mecanismos cerebrais intrínsecos alteram a aprendizagem durante a adolescência, mas que o esforço suave pode reverter este declínio durante esse período", disse Smith. "As diferentes estratégias de aprendizagem e motivação podem ser úteis no ensino médio. Uma droga capaz de aumentar essa capacidade pós-puberdade pode ser desenvolvida e pode ser especialmente útil para os adolescentes que têm dificuldade" .

Em 2007, Smith e seus colegas demonstraram que um hormônio normalmente liberado em resposta ao estresse, o THP, na verdade, inverte o seu efeito na puberdade, quando aumenta a atividade do hipocampo. Enquanto nos adultos este hormônio atua como tranqüilizante, nos adolescentes tem o efeito oposto, uma ação que pode ajudar a explicar as variações de humor nessa fase da vida.

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