Ensino é a possibilidade de desenvolvermos formas de estimular o aluno a
aprender e a construir conhecimentos.
A aprendizagem é a compreensão e captação sedimentada de dados,
informações, conhecimentos e de novos comportamentos que irão possibilitar ao indivíduo apropriar-se inteligentemente de percepções da realidade através de suas estruturas de pensamento.
O ensino médio tem o fim de preparar o adolescente (em sua trajetória escolar) para as
exigências sociais, econômicas e políticas, fornecendo a visão do mercado de trabalho e as perspectivas realistas de luta, preservação, concorrência, sobrevivência e alcance de sucesso e possíveis dificuldades e limitações existentes.
Evolução e Mudanças Mundiais
Estamos presenciando a terceira mutação da Humanidade como afirmam Charpak e Omnès (2005). Estamos nos referindo aos efeitos causados pela Ciência Moderna em toda a sociedade pela chamada “nova ciência”. Surgiu a partir do momento ao qual os grandes estudiosos tentaram entender e explicar o que eram as coisas infinitamente pequenas e as imensamente grandes, no início do século XX, a partir das leis da mecânica quântica.
- Perfil da Construção do Conhecimento Hoje
As pesquisas neste campo têm permitido o desenvolvimento de tecnologias do tipo
microprocessadores, Internet, sistemas em rede, inteligência artificial, robótica e agora falam, inclusive, do computador quântico com capacidade de memória inimaginável.
- O Impacto das Novas Descobertas nas Pesquisas sobre Ensino e Aprendizagem
As descobertas obtidas através de experimentos na física, na biologia, na química e na
meteorologia têm gerado novos conceitos perfeitamente aplicáveis às ciências sociais e às disciplinas na área de humanidades tais como: caos27, entropia28, princípio da incerteza29, autopoiese30, auto-organizarão, princípio hologramático31, lógica fuzzy32 e fractais33, cujo conjunto é conhecido atualmente por Complexidade34.
A Teoria da Complexidade é uma abordagem multidisciplinar para o estudo do
comportamento dos sistemas complexos adaptativos.
Caos: Fenômeno caracterizado por uma mistura de regularidade e complexidade. Pode-se observar padrões que não são repetitivos resultado da mistura de regularidade e complexidade. O sistema caótico como observou o meteorologista (Edward N. Lorenz, 2000), em períodos breve de tempo, a variável oscila de modo regular, mas em algumas ocasiões se distancia deste comportamento oscilatório de um modo aparentemente imprevisível.
Princípio da sensibilidade às condições iniciais: Significa que nos sistemas caóticos, complexos, uma pequena perturbação pode modificar de forma drástica o comportamento futuro do sistema.
Princípio da incerteza também conhecido como Princípio de Heisenberg: estabeleceu a natureza totalmente não-clássica do mundo atômico e subatômico e segundo o
qual é impossível medir simultaneamente e com precisão absoluta a posição e a velocidade de uma partícula, isto é, a determinação conjunta do momento e posição de uma partícula.
Autopoiese: a capacidade que alguns sistemas desenvolvem de se autocriarem, se
autogerarem.
Teoria da Complexidade e Aprendizagem - Estruturas
A Teoria da Complexidade defende que há a emergência de propriedades novas a partir da interação das partes que constitui o todo e que não acontece sem o dinamismo dessas interações. Como poderemos constatar na tabela a seguir, as teorias da aprendizagem humana podem ser enquadradas em mecanicistas, orgânicas, ou complexas, refletindo dessa maneira a própria evolução do pensamento humano.
A base que representa a infra-estrutura dessas teorias é o pensamento. Nossas estruturas mentais são formadas em parte por elementos orgânicos e outra parte pela ação interacional. Nossa cognição participa ativamente na construção da Civilização e se aperfeiçoa de acordo com o caminhar de nosso calendário histórico.
Com isso a Teoria da Complexidade surge, contribuindo sobremaneira nas Ciências
humanas, ressaltando a própria amplitude da dinamicidade cognitiva como fator preponderante para se conseguir caminhar no sentido do ganho de aprendizagem. O pensar complexo gera um desdobramento da capacidade de intuir e do uso da razão, proporcionando grandes saltos nos processos de ensino-aprendizagem.
Ensino clássico: aquele que dá uma ênfase muito grande aos textos, no sentido de sua compreensão e reprova a possibilidade de que o sujeito se subjugue a eles.
Ensino impressionista: muito aplicado atualmente: é o que defende que a crianças devem experimentar tudo o que encontram.
Ensino figurativo: aquele que considera que o essencial está no objetivo (no resultado) e defende que o aproveitamento da criança se adapta ao que é, muito mais do que ao que se acredita.
Puberdade X Adolescência / Fatores Influenciadores do Desenvolvimento da Aprendizagem
• Atenção e Percepção
1. Atenção: Conceitua-se como a capacidade de controlar as sensações.
- Sensações: Percepção de Mudanças Físicas (envolve portanto os sentidos).
a) Limiar Absoluto: Percepção de Sinal em 50% do tempo;
b) Limiar Diferencial:
1) na sensação detectável em 50% do tempo;
2) Lei de Weber: Mudança necessária para o limiar diferencial é uma proporção dos estímulos originais.
Visão:
a) A luz entra através da córnea;
b) As lentes focalizam a luz na retina;
c) Na retina;
a. Bastonetes: reagem à escuridão;
b. Cones: reagem à cor;
c. Fóvea (centro da retina): contém apenas cones e onde a visão é mais apurada.
Audição:
a) Ouvido Externo: capta as ondas sonoras;
b) Ouvido Médio: ondas batem nos tímpanos, que as conduz para três pequenos ossos que intensificam a
força de suas vibrações;
c) Ouvido Interno: Células receptoras (ciliares), juntas à cóclea, que dá início aos impulsos nervosos que rumam para o cérebro.
Paladar:
Sabores: Salgado; Doce; Amargo; Ácido.
Cada um associado a papilas gustativas específicas.
Olfato:
Receptores na membrana mucosa do canal nasal.
Tato:
Sensibilidade ao toque (pressão), ao calor, frio e à dor.
2. Percepção
Organização e interpretação das sensações:
a) Mundo é percebido como sendo constante, embora as sensações possam mudar;
b) Necessidades, crenças, emoções e expectativas; tudo influência a percepção.
1) Memória: Capacidade de reter e recuperar informações.
2) Teorias sobre Processamento de Informações:
a. Códigos – Informação precisa ser codificada para ser processada pelo cérebro;
i. Conservação: Retenção da Informação;
ii. Recuperação: Acesso à Informação.
3) Sistemas de Memória:
a. Sensorial: Cópia literal da informação, que se mantém por 1 a 2 segundos;
b. De Curto Prazo:
i. Capacidade limitada – Mais ou menos 7 itens de informação;
ii. A informação se mantém em torno de 30 segundos, sendo então esquecida, ou depois codificada e armazenada na memória de longo prazo;
c. De Longo Prazo:
i. Capacidade ilimitada;
ii. Informações armazenadas e recuperadas por categoria.
4) Esquecimento:
a. Na Memória Sensorial: por declínio;
b. Na Memória de Curto Prazo:
i. Capacidade limitada sujeito ao “Preenchimento”;
ii. A informação pode ser obtida por repetição:
1. Manutenção, ou rotina, da repetição;
2. Repetição elaborativa: associando-se informações novas a informações antigas;
c. Na Memória de Longo Prazo:
i. Declínio: A informação enfraquece se não for usada;
ii. Esquecimento:
1. Interferência: Itens similares interferem;
2. Motivado: A Memória é “Encoberta”, consciente, ou inconscientemente;
3. Dependente de Pistas: É incapaz de obter acesso à informação;
4. Efeito Zeigarnik: As tarefas interrompidas ou incompletas parecem ser mais lembradas do que as tarefas terminadas;
5. Memória não Verbal: As imagens são mais lembradas do que palavras; A Memória Motora parece ser inacessível ao declínio.
Inteligência
1) Inteligência: Capacidade de adquirir e usar o conhecimento
2) Medição da Inteligência:
a. Binet - Testes de QI: Idade Mental determinada por teste, dividida por idade cronológica;
b. Wechler: Os testes incluem habilidades verbais matemáticas e pensamento-não verbal;
c. A média de resultado é 100; os resultados descrevem uma distribuição em forma de sino (Curva Normal Estatística);
d. QI (Quociente de Inteligência): é computado dividindo-se a “Idade Mental” de uma pessoa por sua “Idade Cronológica” e multiplicando-se por 100.
3) Aplicação do Teste de QI:
a. Como prognóstico de progresso escolar;
b. Preocupa-se em minimizar o “viés cultural”.
4) Natureza da Inteligência: Uma ou várias Capacidades?
5) Influência do Meio Ambiente:
a. Hereditariedade: estudos ao longo de mais de quarenta anos revelaram uma porcentagem entre 50 e 80% de componentes genéticos no QI; conseqüentemente a conclusão geral parece ser a de que a hereditariedade tem efeito substancial na contagem do QI, sendo pelo menos metade da variação nos resultados do QI atribuída a diferenças genéticas;
b. A experiência determina um ponto dentro da variação genética.
6) Extremos da Inteligência:
a. Intelectualmente Prejudicada: QI abaixo de 70%;
i. De Natureza Biológica: Síndrome de Down; Síndrome do Alcoolismo Fetal;
ii. De Causa Psicossocial: Doença, desnutrição, falta de estímulo intelectual;
b. Intelectualmente Dotada: Habilidades em um ou mais domínios intelectuais.
1) Motivação: Necessidade ou desejo de agir de determinada maneira para atingir um objetivo.
2) Diversidade de Motivos:
a. Fisiológico: Fome, sede, fuga de dor;
b. Social: Aprendido;
c. Maslow: Motivos organizados numa hierarquia de necessidades.
3) Sistema Motivacional: Conjunto de Motivos e Comportamentos que agem em uma área específica da vida;
a. Fome e Alimento:
i. Sinais de Fome: Contrações estomacais, Hipotálamo, Ambiente;
ii. Preferências Alimentares: Origens Culturais, pessoais e biológicas;
b. Motivação Sexual: Hormônios;
c. Trabalho:
i. Motivação Extrínseca: Trabalhar por recompensa externa;
ii. Motivação Intrínseca: Trabalhar por prazer ou pela atividade em si.
4) Hierarquia de Necessidades de Maslow:
a. Dentro de uma hierarquia, as necessidades de cada nível devem ser satisfeitas antes de se passar para o nível seguinte;
b. Hierarquia de Necessidades:
i. Fisiológicas: Alimento, água, sexo, abrigo;
ii. De Proteção: Segurança, estabilidade;
iii. De Pertença e de Amor: Aceitação e amizade;
iv. De Estima: auto-estima e estima aos outros;
v. De Auto-Realização: Percebe-se como uma pessoa criativa, produtiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário