Equipe

* Francisco Isael
* Francisco Emerson
* Pedro Paiva
* Rubens Júnior

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Adolescência

O ser humano evolui com o passar do tempo e uma das fases do seu desenvolvimento é a adolescência. A adolescência é um período de passagem da infância para a vida adulta, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, se dar entre os 12 e 18 anos, ocorre simultaneamente ao inicio da puberdade, estágio pelo qual o jovem passa por mudanças físicas e temperamentais. Conforme Sidney A. Manning a adolescência é a “fase de transformação física e intelectual e o de assinalar o fim da infância”.

Acredito ser o adolescente cheio de questionamentos, medos e incertezas, está exposto às exigências das realidades civil e familiar, e nem sempre elas oferecem opções que lhe ajudam a encontrar respostas para tais demandas. Vive instantes de isolamento, simultaneamente em que faz amizades para compartilhar sua intimidade. Varia entre impulsos que expressam a vontade de se libertar da família e a insegurança de se sentir abandonado. Optar por uma profissão, ingressar no mercado de trabalho, expressar suas vontades, tomar responsabilidade pelos seus atos representam alguns dos desafios que a vida impõe ao jovem. Juntam-se ainda as esperanças da família e da sociedade quanto ao seu desempenho no futuro e a sua própria necessidade de conhecer a si próprio. Não existe um caminho certo para conquistar a condição de adulto, cada indivíduo é único e está sujeito ao dinamismo que a vida oferece.

A adolescência é uma etapa espetacular do ser humano, um despertar para um mundo novo. Nesse sentido é que mora o perigo, uma vez que no mundo atual existe muito estímulo pelos meios de comunicação à curiosidade de usar drogas, uma vez feito isso pode ser um beco sem saída, um caminho sem volta. Na realidade atual há vários meios de entretenimento que, na sua grande maioria, são verdadeiras armadilhas para as pessoas na idade viril. A grande rede é cheia de violência, tanto em jogos como em vídeos, que dão exemplos ruins para a vida do adolescente. Além de incentivo a pornografia, prostituição, pedofilia, ingestão de bebidas alcoólicas etc. No entanto, apesar dos estímulos oferecidos pelas publicidades, o adolescente possui o livre-arbítrio para escolher que caminho trilhar.

Podemos observar que a adolescência é uma fase bastante turbulenta e nesse ponto a família entra com um papel fundamental: instruir os filhos. Apesar de ser na adolescência que o indivíduo assume a sua identidade, ela começa a ser formada na infância com os ensinamentos e exemplos de seus pais e professores. Nesse aspecto, é preciso compreensão por parte dos pais, colocarem-se no lugar do outro. O sujeito adolescente procura fazer parte de algum grupo social, uns para entretenimento e outros para assuntos sérios, com vontade de realizar mudanças ao seu redor. O jovem possui potencial e criatividade para agir de forma inovadora em prol de assuntos e acontecimentos no meio social.

Assim, o jovem precisa ver em quais pontos os seus colegas estão errando (criminalidade, gravidez precoce, prostituição, etc), e procurar fazer diferente, sem alimentar a curiosidade de seguir esses maus exemplos. A adolescência é onde o indivíduo arquiteta a sua futura vida adulta, estágio no qual surgem responsabilidades de todas as espécies. Portanto, o jovem de agora é o adulto de amanhã e cabe a ele agir da melhor forma possível, dentro dos carátes éticos e de cidadania, para formarem famílias bem estruturadas e com felicidade.

Francisco Isael da Silva Lima (atividade acadêmica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário